Coletor
Entende-se por Coletor qualquer dispositivo responsável por coletar as marcações de ponto dos funcionários, e fornecer essas informações para a Gestão de Frequência. Dentre eles destacam-se os Coletores REP, que atendem as definições da portaria 1.510 do Ministério do Trabalho e Emprego.
Para acessar a tela de configuração de coletores, clicar em
(Configurações), após selecionar o ícone
(Coleta) e clicar em
(Coletor) . Na tela de “Lista de Coletores”, clicar em
(Novo).
Informações de Coletor
Informações Gerais
- Coletor: Definir qual tipo de coletor será cadastrado, se é um coletor do tipo REP ou Não-REP.
- Código: Definir o código que será atribuído a este coletor. Este campo é numérico.
- Descrição: Definir uma descrição para este coletor. Este campo é alfanumérico.
- Localização: Definir a localização deste coletor. Este campo é opcional.
- Tipo: Definir o tipo deste coletor, os tipos cadastrados são: Ponto, Restaurante, Acesso e Outros.
- Identificador: Definir o identificador deste coletor, que poderá ser através do PIS do colaborador ou pelo Identificador cadastrado.
Aba Empregador
Informações Empregador
- Empresa: Será exibida a informação da empresa que está associada a este coletor.
- Identificador: Será exibida a informação de qual identificador está associado a este coletor.
- Local: Será exibida a informação do local em que este coletor se encontra.
Exemplo
OBS.:
As definições da tela de “Informações Empregador” só serão habilitas após o cadastro do Coletor e serão realizadas na funcionalidade “Tarefas do Coletor”.
Aba Comunicação
Informações de Comunicação
- Fabricante: Definir qual fabricante do coletor, poderá selecionar a lista de fabricantes cadastrada.
- Modelo: Definir o modelo do coletor. Para tal, deve-se digitar o modelo.
- Número de Série: Definir o número de série deste coletor. Digitar o número de série.
- Comunicação: Definir o tipo de comunicação com o coletor que poderá ser On-line ou Off-line.
- Diretório de Gravação: Definir o caminho do diretório onde estarão gravados os dados coletados deste coletor. Este campo não é obrigatório quando a comunicação for do tipo On-line.
- Integração: Definir o tipo de integração com este coletor, que poderá ser REP ou REP Inmetro.
- Endereço IP: Definir o endereço IP de conexão deste coletor. Este campo não é obrigatório quando a comunicação for do tipo Off-line.
- Porta: Definir a porta de conexão deste coletor. Este campo não é obrigatório quando a comunicação for do tipo Off-Line.
- Senha: Definir a senha de conexão deste coletor, caso este possua. Este campo não é obrigatório quando a comunicação for do tipo Off-Line.
- URL: Definir o endereço URL do serviço de comunicação deste coletor. Este campo não é obrigatório quando a comunicação for do tipo Off-Line.
- Último NSR: O NSR é um Número Sequencial de Registro. Se o coletor que está sendo cadastrado é um coletor novo, poderá ser indicado o NSR 000000, porém se este coletor já foi utilizado anteriormente o NSR do cadastro poderá ser o último gerado por este coletor, por exemplo “000053079”.
- Última Coleta Realizada: Este campo é informativo. Informará data e hora da última coleta realizada por este coletor.
Aba Configuração
- Colaboradores: Ao selecionar “Desativar envio de Colaboradores” não será possível enviar novos colaboradores para o Coletor.
- Biometria: Quando o REP utilizar leitura por biometria, deve ser identificado neste campo o tipo de biometria utilizado. Ao selecionar o tipo de biometria, será habilitado o campo “Enviar Automaticamente Biometrias Para o Coletor”. Ao selecionar esta opção, o sistema irá enviar automaticamente para o coletor a nova biometria assim que o cadastro for realizado.
- Leitura de Marcações: Este campo determina como será realizada a leitura de marcações, sendo configurado o tipo de leitor que poderá ser: “Código de Barras”, “Proximidade”, “Biometria” ou “SmartCard”.
Aba Agrupamento
Grupo de Coletores
Neste campo é possível agrupar coletores, facilitando a visualização na tela de gerenciamento.
- Coletor representa um novo grupo de coletores: Ao selecionar esta opção, indicará ao sistema que o coletor cadastrado fará parte de um novo grupo de coletores, sendo obrigatório o preenchimento do campo “Nome do Grupo”.
- Coletor faz parte de um grupo de coletores existente: Ao selecionar esta opção, indicará que este coletor fará parte de um grupo já cadastrado, sendo obrigatório selecionar o “Grupo” de coletores a qual pertencerá.
Aba Histórico
Nesta aba é possível salvar históricos sobre o coletor, sendo possível adicionar “Data”, “Hora” e “Ocorrência”.
Para cadastrar um histórico, clicar em
(Adicionar), preencher o campo “Data”, “Hora” e inserir uma descrição no campo “Ocorrência”. Clicar em
(Confirmar).
É possível cancelar um histórico, basta clicar em
(Cancelar).
É possível remover um histórico, basta clicar em
(Remover).
Clicar em
(Salvar) para finalizar o cadastro. Para cadastrar mais Coletores em sequência, basta clicar no botão
(Salvar e Novo).
Para alterar um Coletor cadastrado, dar um duplo clique sobre o desejado e fazer as alterações necessárias. Ao finalizar clicar em
(Salvar).
Para pesquisar, digitar os caracteres correspondentes ao registro que deseja encontrar no campo “Descrição”.
Para inativar um Coletor, dar um duplo clique sobre o desejado e após clicar sobre o botão
(Ativo), que passará para
(Inativo). Clicar em
(Salvar).
Para excluir um Coletor, dar um duplo clique no que deseja excluir e clicar no botão
(Excluir).