Gestão Banco de Horas
O conceito de Gestão de Banco de Horas é a parametrização das regras de fechamento de Bancos de Horas para folha de pagamento. Estas serão adicionadas ao perfil de frequência do Colaborador.
Para o cadastro de um perfil de Gestão de Banco de Horas selecionar o menu [Frequência] e na aba “Rotinas de Frequência” clicar em [Gestão de Banco de Horas]. Após clicar no botão (Novo) e preencher os campos:
- Descrição: Informação de uma descrição para este perfil de Gestão de Banco de Horas. Este campo é obrigatório e alfanumérico.
Regras
- Apuração de Saldo: Definição do parâmetro para acúmulo de saldo de banco de horas que poderá ser por “Ocorrência”, “Diário”, “Semanal” ou “Mensal”.
- Qtd. de Meses de Crédito/Débito: Definição do limite em meses para compensação de Saldo de horas.
Exemplo
Apuração de Saldo = Mensal
Qtd. de Meses de Crédito = 3
Qtd. de Meses de Débito = 3
Para um fechamento no dia 20/10 o sistema irá compensar saldos positivos e negativos a partir de 20/07 até o dia 20/10.
Para utilização da compensação dos saldos de forma mensal, basta utilizar “0” (zero) em “Qtd. de Meses de Crédito/Débito” e o sistema fará a compensação do mês de fechamento.
- Clicar em (Adicionar) para inserir as Regras do Regime.
Para a exclusão de uma regra adicionada, clicar sobre a regra desejada e após em (Remover).
- Regra de Banco de Horas: Este campo seleciona uma regra de Banco de Horas cadastrada para consumo, caso seja da preferência do usuário.
Gera saldo para folha de pagamento
Entende-se por Gera saldo para folha de pagamento como a consolidação do saldo total de banco de horas realizadas por determinado colaborador em determinado período. Esse saldo total de banco de horas será vinculado a eventos específicos para saldos positivos e negativos.
- Evento Folha Saldo Banco Positivo: Selecionar qual evento irá exibir os resultados de Saldo Banco Positivo para o colaborador.
- Evento Folha Saldo Banco Negativo: Selecionar qual evento irá exibir os resultados de Saldo Banco Negativo para o colaborador.
Movimentação de Créditos e Débitos
Para a movimentação de créditos e débitos, o sistema deverá considerar sempre os créditos e débitos gerados no período informado para a consolidação, não deverá considerar os totais de crédito e débito de períodos anteriores.
- Evento Movimentação de Crédito: Selecionar qual evento irá exibir as movimentações de Crédito do banco.
- Evento Movimentação de Débito: Selecionar qual evento irá exibir as movimentações de Débito do banco.
Fechamento de Banco de Horas
- Considerar Saldo com proporção aplicada: Ao selecionar esta opção será considerada a proporção aplicada do saldo de hora inserido pela Justificativa das ocorrências do Colaborador.
- Evento Crédito Folha: Ao selecionar esta opção é permitido que o usuário selecione qual evento será utilizado para desconto e crédito em folha dos Colaboradores.
- Fechamento por Regime: Ao selecionar esta opção é permitido definir o Regime de Horas que será consumido para o Fechamento de Banco de Horas. Para saber mais sobre regime de Horas consultar o Manual desta funcionalidade.
- Evento P/ Desconto Horas Negativas: Definição de qual evento será vinculado a folha para o desconto de horas negativas. Para saber mais sobre o Cadastro de Eventos consultar o Manual desta Funcionalidade.
- Utiliza Regime de Horas do Perfil de Frequência: Ao selecionar esta opção será considerado o Regime de Horas cadastrado no Perfil de Frequência deste colaborador.
- Evento P/ Pagamento Horas Positivas: Definição de qual evento será vinculado a folha para o pagamento de horas positivas. Para saber mais sobre o Cadastro de Eventos consultar o Manual desta Funcionalidade.
Após finalizar, clicar em (Salvar).
Para alteração de uma Gestão de Banco de Horas, dar um duplo clique no cadastro desejado na “Lista de Gestão de Banco de Horas”, alterar o campo “Data”, selecionando a opção “Novo”. Após realizar todas as alterações necessárias, clicar no botão (Salvar).
Para realizar uma pesquisa utilizar o campo de pesquisa, onde pode-se localizar o desmembramento através da Descrição, Situação ou Data Situação.
Para desativar uma Gestão de Banco de Horas, dar um duplo clique sobre o desejado e clicar no botão (Ativo), que passará para o status de (Inativo). Preencher os campos referentes a “Data Inicial” e “Data Final” e clicar no botão (Salvar).
Para exclusão de uma Gestão de Banco de Horas cadastrada, clicar sobre a desejada na “Lista de Banco de Horas”, clicar no botão (Excluir) e confirmar a exclusão.