Frequência - Controle de Ponto Frequência

Perfil de Frequência

  O perfil de frequência é a parametrização das regras de interpretação de marcações que serão refletidas na gestão de ocorrências e de consolidação de to das as informações que serão geradas para folha de pagamento.

  Para acessar e cadastrar um Perfil de Frequência selecionar o menu [Frequência] e na aba “Rotinas de Frequência” clicar em [Perfil de Frequência], na página “Lista de Perfis de Frequência” estarão os perfis cadastrados, para cadastrar um perfil clique no botão (Novo). Preencher os campos:

Aba Configurações Gerais

  • Afastados/Férias: Selecionar qual a tratativa para as marcações de Colaboradores afastados ou de férias que serão “Ignorar Marcações de Afastados”, “Gerar Hora Extra em Dias Trabalhados” ou “Considerar Dia Normal Quando Trabalhado”.
  • Tolerância: Esta aba tem a função de parametrizar as tolerâncias para este perfil que utilizará os parâmetros abaixo:
    • Jornada: Selecionar o tipo de tolerância para Jornada do Colaborador que poderá ser “Fixa” que estabelece um valor de tempo limite e neste caso preencher tolerâncias de horas extras para entrada e saída e de débito para entrada e saída, ou “Acumulada” que estabelece uma quantidade de tempo acumulado e para este caso é necessário preencher tolerância de horas extras e horas para débito.
    • Exemplo

      Ao deixar zerado o campo de horas extras ou horas para débito qualquer minuto que o Colaborador chegar a mais que a entrada cadastrada em sua jornada é descontado, para inserir uma tolerância de cinco minutos, então, basta preencher o campo tolerância débito com 00:05.

    • Propriedades: Ao selecionar a opção “Considera tolerância na geração de horas de Intervalo” o sistema irá considerar a tolerância inserida anteriormente para a hora extra de intervalo com base na Jornada cadastrada para o Colaborador. Ao selecionar a opção “Considera tolerância na geração de horas de Jornada” o sistema irá considerar o tempo de tolerância para a geração de saldos de horas extras. Ao selecionar “Descontar” informar quantas horas serão descontadas a após quantas horas extras feitas, ambos os campos serão parametrizados pelo usuário.

Aba Jornada

  Define as propriedades para Jornada do Colaborador devendo parametrizar os limites para: Horas extras para dia de trabalho, horas extras para dias de folga e o tempo de interjornada.

  • Limites de Horas Extras para Dia de Trabalho:Define a quantidade máxima de horas extras para o dia de trabalho, sem considerar as horas da Jornada do Colaborador.
  • Limites de Horas Extras para o Dia de Folga: Define a quantidade máxima de horas extras para o dia de folga do colaborador.
  • Limite de Interpretação de marcações após saída:Define o limite máximo de horas para considerar marcações de um mesmo dia após o término da jornada do Colaborador.
  • Tempo de Interjornada: Define o período de horas que o Colaborador deve ter entre uma Jornada de trabalho e outra. De acordo com o Artigo 66 da CLT o período de interjornada padrão é de onze horas.
  • Ignorar Marcações Intermediárias: Ao selecionar esta opção o sistema irá considerar apenas a primeira e a última marcação do dia do Colaborador, desconsiderando as marcações intermediárias.
  • Considerar carência para jornada trabalhada: Ao selecionar esta opção o sistema considera a carência nas ocorrências de atraso para geração das horas trabalhadas na Consolidação para a folha de pagamento.
  • Identificar interjornada somente quando houver horas extras no dia anterior: Ao selecionar esta opção, o sistema somente irá considerar o período de interjornada se houver horas extras no dia anterior, independente se são horas extras de prorrogação de jornada ou não.

    Exemplo

    Para horas extras de prorrogação de jornada:

    Para horas extras sem prorrogação de jornada:

    • Somente com horas extras na prorrogação da jornada: Ao selecionar esta opção o sistema somente irá considerar a interjornada se as horas extras forem de prorrogação de jornada, caso o colaborador encerre a jornada no horário correto e retorne para realizar horas extras o sistema não irá computar horas de interjornada mesmo que esta ocorra.
    • Exemplo

      Para horas extras de prorrogação de jornada:

      Para horas extras sem prorrogação de jornada:
  • Abater tempo de interjornada de entrada em atraso / falta: Ao selecionar esta opção o sistema irá descontar as horas extras de interjornada que forem geradas do atraso ou falta se houver.
    • Gerar horas extras no não cumprimento da interjornada: Ao selecionar esta opção o sistema irá gerar horas extras de interjornada sempre que o tempo de interjornada não for cumprido.
    • Quebrar horas extras de interjornada: Ao selecionar esta opção o sistema irá desmembrar as horas de interjornada até o início da jornada deste colaborador quando houver hora extra na entrada, mesmo que o término da interjornada ultrapasse o horário de início de jornada dele, gerando assim horas extras de interjornada quebradas.
    • Exemplo

  • Tratamento de Ponte: Para dias de ponte, temos os parâmetros necessários para realizar o tratamento das marcações identificados como “Tratamento de Ponte”.
    • Gerar Horas Extras: Ao selecionar esta opção o sistema irá gerar horas extras para as marcações em dias de ponte.
    • Tratar como: Selecione a tratativa para a consolidação das horas extras geradas como ponte, as tratativas poderão ser: “Dia de Trabalho”, “Feriado”, “Folga” e “Folga Remunerada”, de acordo com o parametrizado no Regime de Horas.
    • Ignorar Quando Possuir Marcação: Ao selecionar esta opção o sistema irá considerar como um dia normal da escala do colaborador quando possuir marcação em ponte.
    • Gerar Falta em Ponte Não Trabalhada: Ao selecionar esta opção o sistema irá gerar falta no dia de ponte que não possuir marcação.

Aba Mobilidade

  Nesta aba serão configurados todas os parâmetros para Mobilidade inclusive para casos específicos.

  • Mobilidade para retorno do Intervalo: Define a mobilidade em quantidade de horas para retorno de intervalo, levando em consideração o período de intervalo cadastrado na jornada do Colaborador. Por exemplo, se o colaborador tem o horário de intervalo cadastrado de 12:00h até 13:00h, com mobilidade de 03:00h, ele poderá retornar até as 16:00h do intervalo.
  • Mobilidade para antecipação do intervalo: Define a mobilidade em quantidade de horas para antecipação do início de intervalo, levando em consideração o período de intervalo cadastrado na jornada do Colaborador. Por exemplo, se o colaborador tem o horário de intervalo cadastrado de 12:00h até 13:00h, com mobilidade de 02:00h, ele poderá iniciar o intervalo a partir de 10:00h.
  • Exemplo

  • Mobilidade na entrada desloca intervalo: Ao selecionar esta opção o sistema irá deslocar o horário de intervalo, caso ocorra deslocamento do horário inicial da Jornada do Colaborador, de forma proporcional. Ou seja, se o horário de início da Jornada for as 08:00h e o início de intervalo for às 12:00h e o Colaborador iniciar a Jornada as 08:30h, o horário de início de intervalo passará automaticamente para 12:30h.
  • Ultrapassa limite de mobilidade no atraso da entrada, perde a mobilidade: Ao selecionar esta opção o sistema não irá considerar a mobilidade, caso o Colaborador ultrapasse o limite de atraso no horário de entrada.
  • Ultrapassa limite de mobilidade na antecipação da entrada, perde a mobilidade: Ao selecionar esta opção o sistema não irá considerar a mobilidade, caso o Colaborador ultrapasse o limite de antecipação da Jornada
  • Compensa atraso na entrada com a tolerância do intervalo: Ao selecionar esta opção o sistema irá compensar a entrada em atraso da tolerância de intervalo, que poderá ser parametrizada na Aba Intervalo no campo Tolerância. Ou seja, caso o Colaborador entre atrasado uma determinada quantidade de minutos, ele poderá diminuir seu intervalo nesta mesma quantidade para fazer a compensação.
  • Interjornada sobrepõe jornada, perde a mobilidade: Ao selecionar esta opção o sistema irá desconsiderar a mobilidade de prorrogação de jornada caso o período de interjornada ultrapasse o horário inicial de jornada.
  • Afastamento de Horas: Aqui serão consideradas as parametrizações para colaboradores com afastamentos lançados.
    • Não Considerar: Ao selecionar esta opção o sistema não irá considerar os Afastamentos de Horas lançados, para gerar as ocorrências do dia
    • Perder Mobilidade: Ao selecionar esta opção o sistema não irá considerar a mobilidade, quando lançado afastamento de horas para o colaborador.
    • Mover Mobilidade: Ao selecionar esta opção o sistema irá considerar a mobilidade para atraso da Jornada a partir do final do período cadastrado do Afastamento de Horas.
    • Atenção

      OBS.:

      As opções “Perder Mobilidade” e “Mover Mobilidade” somente serão consumidas para afastamentos de horas início da jornada do colaborador.

Aba Horas Trabalhadas

  Nesta aba será configurada a forma de consolidação que será adotada pelo sistema para enviar as horas trabalhadas do Colaborador para a folha de pagamento.

  • Evento Horas Trabalhadas: Consolida as horas efetivamente trabalhadas pelo Colaborador, dentro do período de apuração. Seleciona o tipo de evento em que mostrará as horas trabalhadas, por exemplo o evento “Horas Trabalhadas”.
  • Evento Qtd. Dias Úteis: Consolida os dias úteis efetivamente trabalhados pelo Colaborador, dentro do período de apuração. Seleciona o tipo de evento em que mostrará os dias úteis trabalhados, como por exemplo o evento “Dias Úteis”.
  • Evento Qtd. horas mensal variável ou fixa: Nesta opção deverá ser informada a quantidade de horas mensais fixa ou variável que o Colaborador deverá trabalhar. É utilizada principalmente para Colaboradores Horistas para determinar um valor a ser trabalhado em horas. Seleciona um evento, como por exemplo “Dias Úteis”.
    • Gera Quantidade Fixa: Ao selecionar esta opção, deverá preencher o campo “Qtd Horas Fixas” com a quantidade de horas a serem trabalhadas durante o mês, essa padronização não poderá ser alterada em um determinado mês, será fixa para todos os meses.
  • Qtd. Horas variáveis mensal: Ao não selecionar a opção “Gera Quantidade Fixa” deverá preencher a quantidade de horas e o mês correspondente a esta quantidade e clicar em (Adicionar), ou seja, a parametrização de horas variáveis será mensal, e poderá variar mês a mês.
  • Atenção

    OBS.:

    A quantidade de horas informadas nos campos deverá ser decimal.

  • Gera Horas Trabalhadas em Ponte: Ao selecionar esta opção o sistema irá considerar para as horas a serem geradas, as horas trabalhadas em pontes cadastradas no Calendário.

Aba Regime de Horas

Aba Desmembramento de Horas

Aba Justificativa

Aba Regras Adicionais

Aba Intervalo

Aba Adicional Noturno

Aba Sobreaviso

Aba Banco de Horas

Aba DSR

Aba E-Social