Acesso e Segurança
Esta funcionalidade permite liberação de acesso às funcionalidades específicas do ponto onde o Colaborador poderá ou não ter permissões a certas opções do sistema.
Para acessar a funcionalidade Permissão de Frequência, clicar no o menu
(Configurações), clicar em
(Acesso e Segurança) e após clicar em
(Permissão de Frequência). Na tela de “Lista de Permissões de Frequência” será possível visualizar os grupos com permissões atribuídas.
Para cadastrar uma Permissão de Frequência clicar no botão
(Novo) e preencher os campos.
- Grupo de Usuários: Selecionar o Grupo de Usuários para o qual irá parametrizar as permissões de frequência. Somente os grupos de usuários que não possuírem atribuições de permissão serão selecionados.
Aba Gestão de Ocorrências
Justificativas
- Permite justificar quando mesmo usuário: Ao selecionar esta opção, o usuário terá acesso a sua gestão de ocorrência e poderá justificar as ocorrências geradas para ele. Caso essa opção esteja desmarcada o usuário poderá visualizar, mas não poderá lançar suas justificativas;
- Permite justificar outros usuários: Ao selecionar esta opção, o usuário terá acesso a gestão de ocorrência de outros colaboradores e poderá justificar as ocorrências geradas para esses colaboradores. Caso essa opção esteja desmarcada, o usuário poderá visualizar os outros colaboradores se tiver visibilidade atribuída, mas não poderá lançar as justificativas para os colaboradores.
Aprovação
- Permite aprovar justificativa de outros colaboradores: Ao selecionar esta opção, o usuário logado poderá aprovar a justificativa dada para as ocorrências de outros colaboradores;
- Permite desaprovar justificativas de outros colaboradores: Ao selecionar esta opção será possível desaprovar uma justificativa dada por outro colaborador;
- Aprovação diária: Ao selecionar esta opção, poderá aprovar as justificativas dos colaboradores dia-a-dia;
- Aprovação mensal: Ao selecionar esta opção, poderá aprovar as justificativas dos colaboradores mensalmente apenas;
Marcações
- Permite inserir novas marcações: Ao selecionar esta opção, o usuário poderá inserir novas marcações para qualquer ocorrência, dia e quantidade de marcações existentes;
- Permite excluir marcações manuais: Ao selecionar esta opção, o usuário poderá excluir uma marcação que foi inserida manualmente no sistema;
Jornada
- Permite alterar jornada passada: Ao selecionar esta opção, o usuário poderá alterar uma jornada retroativa. Será necessário preencher até quantos dias ele poderá alterar uma jornada, informando através do campo “Permite alterar jornada do dia atual até __ dias atrás”;
- Permite alterar jornada atual: Ao selecionar esta opção, o usuário poderá alterar a jornada atual;
- Permite alterar jornada futura: Ao selecionar esta opção, o usuário poderá alterar uma jornada futura. Será necessário preencher até quantos dias ele poderá alterar uma jornada, informando através do campo “Permite alterar jornada do dia atual até __ dias futuros”;
Diversos
- Permite definir intervalo: Ao selecionar esta opção, o usuário poderá definir quais das marcações será utilizada para intervalo;
- Permite informar motivo da ocorrência: Ao selecionar esta opção, o usuário poderá informar um motivo para justificativa;
- Permite informar complemento da justificativa: Ao selecionar esta opção, o usuário poderá informar um motivo para justificativa;
- Permite visualizar __ períodos encerrados: Ao selecionar esta opção, o usuário poderá visualizar os períodos encerrados, mas para isso, é necessário informar a quantidade de períodos que o usuário poderá enxergar;
- Permite realizar alterações: Ao selecionar a opção informada acima, este campo será liberado. Ao selecionar esta opção, o usuário poderá alterar as justificativas que foram utilizadas;
- Não permite realizar manutenção no dia atual: Ao selecionar esta opção, o usuário não poderá realizar alterações no dia atual;
- Permite visualizar __ dias de defasagem à atual: Ao selecionar esta opção, o usuário não poderá visualizar mais dias de defasagem do que o informado neste campo;
Lançamento de ocorrências
- Permite realizar lançamento de ocorrência: Ao selecionar esta opção, o usuário poderá realizar lançamentos de ocorrências, em qualquer situação;
- Permite editar lançamento de ocorrência: Ao selecionar esta opção, o usuário poderá realizar edições na ocorrência lançada;
- Permite excluir lançamento de ocorrências: Ao selecionar esta opção, o usuário poderá excluir as ocorrências lançadas;
- Limite de quantidade da ocorrência ____:Neste campo será informada a quantidade de horas que poderão ser lançadas por ocorrência. Caso o usuário tente colocar uma ocorrência maior do que a quantidade de horas informada nesse campo, o sistema não permitirá este lançamento;
- Ocorrências disponíveis: Neste campo serão informadas as ocorrências que utilizarão as parametrizações realizadas. Ao selecionar qualquer das ocorrências, elas receberão as parametrizações descritas acima, poderá ser selecionada mais de uma ocorrência. Caso não selecione alguma, os parâmetros anteriores não serão utilizados pelo sistema.
Preferências de visualização
- Exibir opção “Exibir Afastados/Férias”: Ao selecionar esta opção, será possível visualizar a opção Exibir Afastados/Férias na gestão de ocorrência;
- Marcar opção “Exibir Afastados/Férias”: Ao selecionar esta opção, o campo Exibir Afastados/Férias já será carregado na gestão de ocorrências;
- Exibir opção “Exibir Quebras”: Ao selecionar esta opção, será possível visualizar a opção Exibir Quebras na gestão de ocorrência;
- Marcar opção “Exibir Quebras”: Ao selecionar esta opção, o campo Exibir Quebras já será carregado na gestão de ocorrências;
Reconversão
Reconversão automática
- Permite escolher reconverter na hora de salvar ou reconverter depois: Ao selecionar esta opção, será possível escolher se a reconversão ocorrerá logo após salvar o registro ou deixar pendente nas “reconversões pendentes” para autorização;
- Não permite reconverter, ficando pendente na reconversões pendentes para autorização: Ao selecionar esta opção, o sistema sempre deixará pendente nas “Reconversões pendentes” para que possa ser autorizada pelo usuário;
- Sempre reconverter: Ao selecionar esta opção, o sistema sempre irá reconverter logo após salvar o registro;
Conceitos autorizados na reconversão automática
- Perfil de frequência: Ao selecionar esta opção o perfil de frequência estará liberado para utilizar a reconversão automática;
- Escala: Ao selecionar esta opção a escala estará liberada para utilizar a reconversão automática;
- Jornada: Ao selecionar esta opção a jornada estará liberada para utilizar a reconversão automática;
- Desmembramento de Horas: Ao selecionar esta opção o desmembramento de horas estará liberado para utilizar a reconversão automática;
- Calendário de Inatividade: Ao selecionar esta opção o calendário de inatividade estará liberado para utilizar a reconversão automática;
- Perfil do Colaborador: Ao selecionar esta opção o perfil do colaborador estará liberado para utilizar a reconversão automática;
Reconverter referências
- Permite reconverter referências anteriores: Ao selecionar esta opção, o sistema permitirá reconverter referências de períodos anteriores.
- Reconverter até ___ referências anteriores: Deverá definir até quantos períodos anteriores serão liberados pelo sistema para reconversão. Ao deixar este campo em branco o sistema permitirá reconversões para todos os períodos anteriores existentes.
Histórico
Permissões de histórico
- Permite criar novo registro de histórico futuro: Ao selecionar esta opção, o sistema permitirá criar históricos com datas futuras;
- Permite criar novo registro de histórico passado: Ao selecionar esta opção, o sistema permitirá criar histórico com datas passadas;
- Permite alterar/remover registros de históricos passados: Ao selecionar esta opção, o sistema permitirá alterar ou excluir os históricos com datas passadas;
- Permite alterar/remover registros atual: Ao selecionar esta opção, o sistema permitirá alterar ou excluir os históricos com datas atuais.
Visibilidade
Permite visibilidade do gestor
- Direta: Ao selecionar esta opção, o usuário só conseguirá enxergar os colaboradores que estão ligados diretamente a sua visibilidade. Esta opção somente funcionará se a visibilidade for atribuída através dos conceitos de Unidade Organizacional;
- Indireta: Ao selecionar esta opção, o usuário conseguirá enxergar os colaboradores que estão ligados diretamente a ele, e aqueles que estão ligados indiretamente.
Outros
- Permite exibir tarefas dos demais usuários: Ao selecionar esta opção, será possível visualizar as tarefas que foram geradas por outros colaboradores, essas tarefas estão disponíveis para visualização na tela Gerenciador de Tarefas.
Ao finalizar totalmente as parametrizações desta Permissão de Frequência, clicar em
(Salvar) para finalizar o cadastro. Para cadastrar mais Permissões de Frequência em sequência, basta clicar no botão
(Salvar e Novo).
Para alterar uma Permissão de Frequência cadastrada, dar um duplo clique sobre a desejada e fazer as alterações necessárias. Ao finalizar clicar em
(Salvar).
Para pesquisar, digitar os caracteres correspondentes a Permissão de Frequência que deseja encontrar no campo “Descrição”.
Para excluir uma Permissão de Frequência, dar um duplo clique no que deseja excluir e clicar no botão
(Excluir).